Lançado em janeiro de 2012, Os Homens Que Não Amavam As Mulheres, no original The Girl With The Dragon Tatoo é um filme baseado na novela sueca de Stieg Larsso.
Conta a história de Henrik Vanger, um patriarca de um grande império industrial na Suécia que teve seu cenário completamente mudado pelo desaparecimento de uma das herdeiras da família, Harriet Vanger.
Convencido de que se trata de um assasinato, depois de 40 anos, contrata o jornalista Mikael Blomkvist para escrever sua biografia como escusa para investigar o caso.
Como todo romance criminal, o filme tem enfoque psicológico, com grande desenvolvimento dos personagens e suas histórias.
O destaque, sem dúvidas, é a personagem Lisbeth Salander, uma investigadora que usa métodos pouco convencionais. Seu visual excêntrico chama a atenção tanto quanto a sua habilidade e perspicácia.
Lisbeth foi considerada mentalmente incapaz pela justiça e não pode responder por si mesma, pelos delitos que cometeu no passado como abuso de drogas e surtos de agressividade. Sua personalidade é peculiar: anti-social, usa meias palavras, tem hábitos e roupas excêntricos.
Acaba se envolvendo na investigação do caso Harriet por ter feito um relatório completo sobre a vida de Mikael, conseguindo suas informações pessoais confidenciais.
Provocando o interesse do jornalista, e motivada a participar no caso, a garota da tatuagem do dragão prova ser uma personagem extremamente única, dotada de uma linha de pensamento prática e eficaz.
O thriller não exige total atenção à fita, não tem grandes reviravoltas; seus enigmas demoram a se desenrolar, sendo explicados no final do filme.
Rooney Mara, atriz da notável Lisbeth Salander, infelizmente perdeu o Oscar de Melhor Atriz para Maryl Streep. Boa parte da responsabilidade do impacto da personagem é de sua atuação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário